O sistema de exaustão dos veículos é composto normalmente por: coletor de exaustão, flexível, catalisador, intermediário, silencioso traseiro, juntas, gaxetas, abraçadeiras e coxins.
Cada item deste tem um papel importante em sua função que é basicamente: liberação eficiente dos gases, redução de ruído, auxilio na vida útil do motor e performance, controle e economia de combustível, redução da emissão de poluentes.
Sendo a emissão de gases provenientes dos veículos a maior fonte de poluição atmosférica, é muito importante que este sistema esteja sempre em ordem. É recomendado um exame no sistema a cada 30.000km.
Composto por câmaras de expansão, conversores catalíticos e tubos, o escapamento é o sistema responsável por recolher e eliminar os gases queimados no processo de combustão do motor, bem como pela redução do nível de ruído produzido por seu funcionamento, graças a um silenciador interno. Ele abafa o ruído do escape.
É o sistema responsável por recolher e eliminar os gases queimados no processo de combustão do motor, bem como pela redução do nível de ruído produzido por seu funcionamento.
Ele abafa o ruído do escape. Deve ser trocado sempre que apresentar buracos ou rachaduras, para não comprometer o bom desempenho do motor.
O escapamento é a peça fundamental para o desempenho, conforto e civilidade no uso do veículo. O Silencioso sofre todos os tipos de solicitações, químicas e mecânicas.
O silencioso tem como objetivo reduzir os ruídos gerados pela combustão dos gases do motor, além do ruído provocado pelo choque dos gases com o meio ambiente, cuja velocidade e intensidade são gradualmente reduzidas pelo redirecionamento dos gases em seu interior.
O sistema de escapamento de um carro canaliza, resfria e elimina os gases produzidos durante a combustão, além de reduzir ao máximo os ruídos. Para manter o bom funcionamento do veículo, é preciso estar atento a esta aparelhagem. Se o motorista perceber alguns sons anormais vindos da saída do cano de escapamento ou notar que o carro está sem força pelo entupimento do local, são necessários reparos.
A troca dos silenciadores, da borracha que suspende o escapamento ou do catalisador podem ser algumas soluções. Vale lembrar que o uso do catalisador é um item OBRIGATÓRIO e é analisado em todas as vistorias. É importante entender que o descaso com a manutenção destas peças compromete o desempenho do veículo que contribui, diretamente, para a conversão dos gases poluentes em gases inofensivos a saúde quando lançados na atmosfera.