Se há um grupo de peças importantes dentro do sistema automotivo, são as que pertencem ao sistema de freios. Ao contrário do que muitos pensam, ele não se resume somente em discos e pastilhas. Cilindros de rodas, cilindro mestre, tambores de roda, sapatas e troca de fluído também integram este conjunto.
O mínimo problema neste mecanismo compromete a segurança de condutor e passageiros, podendo causar graves acidentes. Por isso, a atenção deve ser redobrada aos sinais de ruídos e irregularidades na resposta à frenagem. A realização da manutenção corretiva deve acontecer regularmente, de preferência a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados.
É preciso ainda informar-se sobre a vida útil das pastilhas de freio e outros instrumentos presentes no sistema, pois todas estas peças tem validade determinada.
Ao realizar os serviços de troca do fluido de freio siga as orientações do fabricante e observe se está sendo utilizado um produto que atenda as normas nacionais, observando que não haja contaminação com água ou resíduos de ar (bolhas) no interior do sistema. O ideal é a troca de fluido de freio à vácuo, tal e como é feita na Cia do Pneu Auto Center.
É um dos procedimentos mais importantes nos serviços preventivos. Além da revisão e avaliação dos componentes e troca periódica de pastilhas, discos e lonas, a troca do fluido de freios deve ser realizada a cada ano ou em intervalos de 10 mil km.
Nossa equipe treinada e especializada nesta revisão, aliado à aplicação de peças de 1ª. linha garantindo a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
O sistema de freios é composto de fluído transmite a força do pedal de freio para as rodas do veículo e também lubrifica o sistema de freio internamente. As borrachas e aglomerantes vedam o sistema de freio e o metal aloja os componentes de borracha e o fluído permitindo a pressão no sistema para a transmissão de força na hora de freiar o veículo.
O sistema de freio é comporto por: Cilíndros, Freio de mão, Discos, Flexíveis, Lona/sapata, Pastilhas, Pinça, Servo de freio, Válvula equalizadora, Fluídos, Central ABS.
Além de comprometer a sua segurança, a falta de manutenção no sistema de freio pode causar o desgaste excessivo de pastilhas, discos, lonas e tambores, além do superaquecimento do sistema, fazendo com que pinças e cilindros apresentem vazamentos , que podem danificar retentores e rolamentos.
Pedal de freio duro ou baixo. Luz de freio acessa no painel do veículo. Barulho metálico ao frear. Trepidação do pedal. Veículo puxando para o lado ao acionar o freio. Ruídos e outros.
A troca do fluído de freio deve ser feita a cada 30.000 Km ou uma a cada 1 ano . A BS indica que você faça “revisão” a cada 10.000 km no sistema de freio do seu carro.