ALINHAMENTO e BALANCEAMENTO
O alinhamento de direção é o processo de ajuste das rodas na suspensão do carro para proporcionar ao motorista maior conforto e estabilidade, além de garantir maior vida útil aos pneus. O serviço corrige os ângulos em pivôs e terminais de direção fazendo com que as rodas fiquem com a posição correta no eixo de rotação. Recomendamos a procura pelo procedimento há cada 10 mil km rodados, a cada troca ou desgaste irregular de pneus.
O alinhamento deve ser feito a cada 5.000km. A cada troca de pneus quando estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro. Desgaste da banda de rodagem dos pneus em forma de escama. Principalmente quando o volante começar a puxar o carro para um dos lados, ou então ocorrer trepidações das rodas dianteiras, vibração do carro e volante.
Estes cuidados simples garantem maior segurança e melhor dirigibilidade do veículo, melhora o desempenho dos pneus, reduz o consumo de combustível, além de evitar o desgaste irregular dos pneus e do sistema de suspensão.
O balanceamento coloca contrapesos de chumbo nas regiões do conjunto de rodas e pneus para compensar e equilibrar estática e dinamicamente estas áreas. A atividade deve ser realizada sempre que houver substituição ou conserto de pneus, câmaras. Além disso, se o motorista perceber vibrações ou ressonâncias na direção é preciso solicitar o serviço.
Como ação preventiva, o balanceamento deve ser feito a cada 10 mil km rodados, com o objetivo de evitar a trepidação da direção. Pode ser feito juntamente a manutenção do alinhamento.
Definido como equilíbrio do conjunto pneu/roda, através de contrapesos, o balanceamento tem como função melhorar a dirigibilidade e otimizar a estabilidade do veículo. O desbalanceamento provoca vibrações no volante, desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, dificuldade em manter o veículo na trajetória, desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção ou desgaste prematuro dos pneus. O balanceamento equilibra pneus e rodas, para que haja a perfeita compensação no conjunto.
Com o passar do tempo, desgastes dos componentes da suspensão, impactos, trepidação, ou compressões laterais acabam causando alterações no alinhamento do veículo. Isso vai fazer com que a barra de rolagem do veículo sofra danos que acarretam problemas em sua estrutura.
O Balanceamento perfeito das rodas exige a utilização de máquinas de altíssima tecnologia. Na Cia do Pneu Auto Center os equipamentos executam automaticamente o cálculo de desbalanceamento externo e interno da roda (estático e dinâmico), indicando com precisão quantas gramas devem ter o contrapeso e onde deve ser colocado.
Todas as balanceadoras são aferidas periodicamente cumprindo as normas e procedimentos internacionais, determinadas pela ISO 9002.
É aconselhada a manutenção preventiva a cada 10000 km.
O alinhamento do veículo serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Ele pode ficar comprometido com os choques do pneu na calçada, buracos nas pistas e também em acidentes de trânsito. O pneu balanceado permite que a roda gire sem provocar vibrações.
Quando o veículo está desalinhado, as bordas dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo, a vida útil dos pneus, e o aumento do atrito do pneu com o solo gerando mais consumo de combustível.
O balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus.