A suspensão é o conjunto de peças compreendido por eixos, molas, amortecedores, rodas e outras peças. Tem a função de propiciar estabilidade, dirigibilidade, conforto e segurança para o veículo. Para isso, é necessário ter uma combinação com vários componentes interligados como: amortecedores, molas, pivôs, bandejas, terminais, rolamentos, barras de direção, juntas homocinéticas e componentes diversos (buchas, isoladores etc).
Além de controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas, o amortecedor mantém os pneus em contato permanente com o solo e garante conforto, segurança e estabilidade ao carro. Ele abre e fecha aproximadamente 2.600 vezes a cada quilômetro rodado. Seu tempo de troca varia conforme cada caso. A troca é recomendada a cada 30/40 mil km rodados, de acordo com alguns manuais.
Compondo parte do sistema de suspensão dos automóveis, as molas são responsáveis por sustentar e absorver o impacto causado pelo atrito entre o carro e o solo. As peças se contraem e se distendem de acordo com o tipo de superfície e são muito importantes na conservação do veículo. Por isso, necessitam de revisão constante, pois se desgastam com muita facilidade. O tempo recomendado para manutenção é igual a dos amortecedores, 40 mil quilômetros ou dois anos rodados. É preciso se atentar a perda de altura do veículo, batente danificado ou sensação de forte impacto ao passar em desníveis da pista.
Ao contrário do que muitos pensam, a suspensão do veículo não é composta apenas por Amortecedores e Molas, mas sim de um verdadeiro sistema, que inclui itens como terminais, pivôs, articulações auxiliares, bandejas, caixa de direção, embuchamentos, rolamentos, cubos, entre outros.
As curvas leves ou acentuadas não se tornam vilãs se esse sistema estiver com a manutenção em dia. Tais componentes são diretamente responsáveis pelo conforto e segurança ao dirigir, absorvendo as irregularidades da pista, evitando derrapagens e diminuindo a distância de frenagem, principalmente, na realização de curvas. Ruídos, instabilidade na direção e dificuldade ao manipular o volante podem indicar problemas que precisam ser corrigidos.
A suspensão é um verdadeiro sistema. Cada peça não vistoriada compromete diretamente no desempenho e desgaste de outras. É adequada para a prevenção de problemas a frequência de sua manutenção. Recomendamos realizá-la a cada e a cada 10 mil quilômetros rodados, dessa forma, evita-se o comprometimento de itens ainda não afetados. O seu bolso agradece!
O sistema de suspensão absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também é responsável pela estabilidade do automóvel. Com a função de controlar o movimento da mola, o amortecedor é parte fundamental da suspensão, principalmente quando o assunto é conforto e estabilidade. As peças móveis, como pivô, terminal de direção, barra axial, sempre devem ser revisados, pois podem apresentar folga, comprometendo a correta suspensão do veículo.
Com a função de proporcionar estabilidade e dirigibilidade, a suspensão proporciona também conforto aos passageiros. Formada por uma série de componentes, como: amortecedores, molas, bandejas, braços, pinos esféricos, pivôs, rolamentos, isoladores, buchas, barras estabilizadoras e bieletas, a suspensão sofre um desgaste natural com o uso, o que pode prejudicar o desempenho do veículo, deixando-o mais vulnerável ao fazer curvas, trafegar em solos irregulares.