A geometria é vital para a segurança, conservação e maior economia do veículo. As maiores causas de alteração nas especificações de alinhamento dos pneus são impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, comprometendo o bom comportamento do veículo ou, ainda, provocando desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. Para obter desempenho estável e confiabilidade na direção, faz-se necessário realizar serviços periódicos de geometria em seu veículo.
A geometria é o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Por isso, qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas.
Com o passar do tempo, desgastes dos componentes da suspensão, impactos, trepidação, ou compressões laterais acabam causando alterações no alinhamento do veículo. Isso vai fazer com que a barra de rolagem do veículo sofra danos que acarretam problemas em sua estrutura.
E a melhor forma de combater esses danos é fazer a geometria do veículo, em média a cada dez mil quilômetros rodados. Esse tipo de serviço dá mais equilíbrio para o veículo, garantindo segurança e conforto ao dirigir.
A geometria do veículo é composta pelo alinhamento, caster e cambagem.
O alinhamento do veículo serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Ele pode ficar comprometido com os choques do pneu na calçada, buracos nas pistas e também em acidentes de trânsito.
O Caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo.
Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste controla as características de rolamento das rodas.
Quando o veículo está desalinhado, as bordas dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo, a vida útil dos pneus, e o aumento do atrito do pneu com o solo gerando mais consumo de combustível.
Quando a cambagem está fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode puxar para um dos lados.